O que é a Decoração Boho e como fazer!
Com certeza a decoração Boho é hoje um dos estilos queridinhos dos amantes de decor, mas nem sempre foi assim! O Termo Boho vem de Bohemian (boêmios), como eram conhecidos os ciganos no século 18. Ao longo do tempo, essa denominação se ampliou também para os artistas, escritores e viajantes, e nos anos 70 aos hippies, isso porque todos que buscavam um estilo de vida alternativo, distante da cultura material, sem morada fixa, era visto como boêmio (ou até irresponsável).
E foi assim que surgiu o estilo Boho, junto ao estilo de vida despreocupado e alegre que essas pessoas seguiam, onde a criatividade era mais importante que dinheiro, ou seja, buscavam sempre o não-convencional, o “pensar fora da caixa”.
Tudo isso se reflete no estilo de decoração Boho: uma estética não-convencional, que não segue regras.
O ponto principal da decoração Boho é o seu caráter pessoal e leve. Tudo que a compõe é para agradar a si mesmo e não ao outro.
Embora esse estilo não siga regras rígidas, existem sim algumas práticas comuns. Vamos ver quais são elas?
Muitas camadas
Assim como o Maximalismo (colocar link), aqui mais é mais. Não existe limite, a não ser o seu próprio. Um sofá cheio de almofadas e mantas é a cara do Boho.
Tapeçaria
Os tapetes merecem um item só seu, pois não existe decoração Boho sem tapete. Na verdade, na maioria das vezes ele não fica restrito ao piso, vai também como decor para as paredes. A preferência é pelas tapeçarias étnicas e orientais gastas, que contam histórias e mostram que foram usados.
Objetos originais e artesanais
Como falamos o estilo surgiu do estilo de vida de pessoas criativas, e pessoas criativas experimentam, criam. Por isso a decoração boho precisa ter objetos originais (one of a kind), o que consequentemente pode significar objetos feitos á mão. Alguns exemplos são o macramê, o crochê, a cerâmica, a própria tapeçaria, pedrarias e objetos artesanais de madeira.
Reutilização de Móveis
Pessoas criativas são capazes de ressignificar as coisas, uma sapateira da avó pode ser um novo armário para a cozinha, uma cabeceira comprada em um bazar pode ser reformada e facilmente utilizada. Decoração Boho tem um quê de vintage! Mas aqui vale reforçar que não vale apenas parecer vintage, tem que ser de verdade.
Dicas de onde encontras móveis assim: antiquários, bazares e brechós de móveis usados e casa da vó. =)
Estampas e texturas
Como já falamos, não existem regras, você pode combinar o que quiser, desde estampas diferentes entre si até texturas rústicas com texturas delicadas.
Uma dica para realmente ficar harmônico: encontre algo que seja comum entre todas essas estampas ou texturas! Pode ser uma cor, um desenho, um tema (por exemplo ser tudo floral) ou a escala (todas desenhos grandes ou todas desenhos pequenos)
O Natural e Botânico
E claro, quem não coloca o dinheiro em primeiro lugar, com certeza aprecia a natureza. Não existe decoração Boho sem plantas e sem elementos naturais, como a lã, a palha, madeira, pedras, couro, e assim vai.
Cores
Por se tratar de uma decoração cheia de elementos a sua base costuma ser neutra, por isso predominam as cores branco, bege, marrom, verde oliva e cáqui.
A partir encontramos dois caminhos diferentes para o restante da decoração: uma mais monocromática e neutra, onde os elementos vão seguir as cores da base; ou uma versão colorida, onde se escolhem de três a quatro cores ousadas para serem usadas nos demais elementos. Muito comum encontrarmos o laranja, o roxo e o azul.
Agora que você já conhece os elementos principais vou deixar aqui algumas imagens para te inspirar a encontrar o que realmente te agrada e montar sua própria decoração Boho.
Minha pasta no Pinterest!
Ah! Um último bônus! Hoje é muito comum ouvirmos o termo Boho Chic, ele nada mais é do que o estilo boho original porém com toques contemporâneos.
Por exemplo, hoje (ano de 2023 em que lhes escrevo) uma decoração boho teria a incorporação do azul e cinza na paleta de cores, móveis com desenhos mais limpos, toque de detalhes metálicos e com certeza um visual geral mais clean e organizado. Mas ainda com várias texturas, elementos naturais e muitas camadas.
Gostou do conteúdo? Deixa um comentário para mim!