Lu Gimenes Arquitetura e Interiores

04 FORMAS DE USAR O ESTILO INDUSTRIAL NO SEU APARTAMENTO

Não se sabe ao certo quando o Estilo Industrial surgiu no Design de Interiores, mas sabe-se que foi consequência da evolução no setor industrial. O nome Estilo Industrial foi dado ao visual dos antigos galpões industriais transformados em moradia, e sabendo disso fica mais fácil entender todos as referências visuais deste estilo.

A cidade de Nova Iorque é conhecida como o centro do nascimento desse estilo, as indústrias presentes ali buscavam novos territórios para suas instalações, muitas vezes outros países em busca de crescimento do mercado e deixavam para trás prédios vazios. Por outro lado, a cidade sofria com o aumento populacional e falta de moradia para todos. Nessa situação surgiram os famosos Lofts. Bairros industriais transformados em residenciais; e fábricas, galpões e garagens transformadas em apartamentos.

Toda a estrutura existente foi aproveitada: paredes “cruas”, estrutura e tubulações aparentes, grandes janelas, ambientes abertos e pé-direito alto. Cabia ao mobiliário trazer a cara de casa para o espaço.

Foi com o estilo industrial que surgiu o tão famoso conceito aberto. Sem paredes para dividir os ambientes, isso era feito com os móveis. O conjunto sofá + tapete delimita a área de estar, balcões delimitam a área da cozinha (as tão queridas ilhas), e o simples fato de ter uma cama ali do lado mostrava que se tratava de um quarto.

Mas como então transformar um apartamento comum no estilo industrial, se ele depende tanto da estrutura do local?

Vou listar 04 formas de fazer isso utilizando os elementos principais do estilo, mas de forma diferente.

REVESTIMENTOS

As paredes dos antigos galpões eram de tijolinho ou concreto aparente. Os apartamentos hoje são os de alvenaria rebocada ou até mesmo de drywall.

Chegam as tintas e papéis de parede para nos salvar. Existem no mercado hoje papel de parede / adesivos de todo tipo de tijolinho que imaginar, e também texturas prontas para imitar o concreto.

Prefira um piso mais escuro, pode ser até um cimento queimado ou ladrilho hidráulico. (o ladrilho foi mais utilizado nas fábricas brasileiras)

E para as cozinhas e banheiros utilize o subway tile!

INSTALAÇÕES APARENTES

Utilize eletrodutos rígidos para criar novos pontos de tomadas ou de iluminação. Eles podem ser no galvanizado natural ou pintados. Além de alcançar o visual do estilo industrial você resolve a falta daquela tomada para cafeteira na parede contrária. =)

MOBILIÁRIO

Dê preferência para móveis de ferro, aço e madeira. Estes eram os materiais mais presentes nas antigas fábricas, como não conseguimos inseri-los na estrutura do apartamento, trazemos sua presença através dos móveis e decoração.

ILUMINAÇÃO

Pode abusar das luminárias de piso e dos trilhos no teto.  Sem paredes para passar as instalações, era assim que os moradores dos lofts iluminavam suas casas durante a noite.

Abuse da luz também para compensar a iluminação natural que ganhavam com as grandes janelas. 😉

Mais inspirações na minha pasta do Pinterest! (https://br.pinterest.com/lugimenesarquitetura/estilo-industrial/)

Se esse texto te inspirou a mudar algo na sua casa, poste nas redes socias com a #dicadecordaLu, vou adorar ver!!!

Olá, vamos conversar?